Dia dos Namorados

Para publicitário nenhum por defeito: São Valentim e Santo Antônio tem em comum o patrocínio ao Dia dos Namorados, seja em 14 de fevereiro ou 12 de junho.

dia dos namorados

São Valentim viveu no século III e sua associação ao amor vem por ter desobedecido o Imperador Cláudio II, que proibiu os casamentos a fim de ter um exército de solteiros, porque segundo ele, lutavam melhor do que homens casados. O bispo Valentim não concordava com esta ordem e continuou celebrando casamentos clandestinamente, até ser preso e condenado à morte, o que aconteceu em 14 de fevereiro de 270.

Já Santo Antônio viveu entre os séculos XII e XIII, nasceu em Lisboa, mas também morou na França e Itália. Sua fama de casamenteiro vem da história de uma jovem muito pobre que pediu a benção do então Frei Antônio porque não conseguia realizar o casamento por falta de dinheiro. Sua família não podia pagar o dote, as roupas para a cerimônia e o enxoval. O frei abençoou a moça e pediu que confiasse, pois receberia as doações e a solidariedade necessária para a realização do casamento. Passados alguns dias, a mulher recebeu em casa tudo aquilo que precisava e conseguiu se casar. 12 de junho é véspera do Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. Mas só por aqui temos esta data?

O Dia dos Namorados, surgiu no país em 12 de junho de 1949, em São Paulo. A conceituada loja Clipper foi a primeira a aderir à novidade no mês de junho, época em que não havia nenhuma data importante para alavancar as vendas no comércio. A ideia foi de João Agripino da Costa Dória Neto, mais conhecido como João Dória, da empresa publicitária Standart Propaganda. Ele criou o slogan “não é só com beijos que se prova o amor” para incentivar os casais apaixonados a celebrar uma data especial.

A inspiração veio do Dia de São Valentim, comemorado em 14 de fevereiro. Pela iniciativa, a empresa de João Dória conquistou um prêmio de agência do ano. Ainda foram necessários alguns anos para que a data ganhasse popularidade e trouxesse altos lucros aos comerciantes. Hoje, só perde em vendas para o Natal e o Dia das Mães.

Fonte: seuhistory.com

Anúncios

Uma resposta em “Dia dos Namorados

  1. MUITO BOM! É sempre interessante conhecer as origens das datas comemorativas. Um pouco de História sempre faz bem, pois cultura é imprescindivel.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s