Casa de Vidro – Morumbi

Segundo o site iconichouses.org, no Brasil temos 4 casas que são ícones da arquitetura mundial, duas ficam no Rio de Janeiro (Casa Walther Moreira Salles e Casa das Canoas) e duas em São Paulo, a Casa Oscar Americano e a Casa de Vidro.

A Casa de Vidro foi projetada por Lina Bo Bardi, no início dos anos 50 e em 1952 o casal Lina e Pietro se mudaram para lá, no então distante bairro do Morumbi. Na época, a casa ficava isolada e se impunha flutuando sobre a geografia da região. Com todo o jardim, plantado pela própria Lina, hoje em dia a casa está dentro de um bosque particular, em um terreno de 7.000 metros quadrados.

Casa de Vidro

Casa de Vidro

Na Casa de Vidro funciona o Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, fundado em 1990 e que conta com um acervo constituído de obras de arte, móveis, documentos, objetos, cerca de 7.500 desenhos de Lina e 17.000 fotografias. A casa é tombada pelo CONDEPHAAT e pelo IPHAN e tornou-se um ponto de visita obrigatório para arquitetos internacionais e fonte de pesquisa para estudiosos.

A visitação é gratuita, mas os dias e horários são bem restritos, por isso acesse www.institutobardi.com.br para programar o seu passeio.

Casa de Vidro

Destaque para a vista aberta da época, em direção ao que hoje é a Marginal Pinheiros e os bairros do Brooklin e Campo Belo.

Casa de Vidro

Casa de Vidro

Casa de Vidro

Maquete do MASP em exposição na Casa de Vidro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s